Alguém duvida? Muito menos eu! Daí que no fim do mês passado eu fui pro Rio Moda Discute Internacional – Sustentabilidade, no Instituto Rio Moda e a coisa rendeu bons, eu diria ótimos frutos.

Um deles foi conhecer o trabalho da Julia Frederico, do Coletivo Espiral, que me apresentou a facilitação gráfica.

É, parece difícil, mas não é. É simples, fácil, lindo e colorido. Pensa naquelas atas de reunião chatas, naquelas anotações que você faz e depois se perde no mar de infos sem pé nem cabeça. Agora pensa que isso pode virar um material bonito e muito mais fácil de entender e que você vai querer guardar pra vida toda. Isso (assim bem simplesmente falando) é a facilitação gráfica. Que a Julia faz com uma leveza e sensibilidade que você quase não acredita!

Olha as atas do workshop do Articulando que eu participei:

Todo o material da Julia tá no flickr e vale demais um passeio com carinho. E se você estiver pelo Rio, fica de olho no que ela anda aprontando que é coisa boa na certa.

Aí, como tudo que é legal nessa vida recebe um reforço pra deixar a intuição atenta, a aula passada do New Ways Of Thinking foi sobre mapas mentais, com a Liz Nakamura. E tome mais canetinhas, quebra de paradigmas, design thinking e “imagens que valem por mil palavras”.

É sempre bom saber que se está indo pela estrada certa🙂